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Links Patrocinados

Entenda como usar os links patrocinados corretamente


Os links patrocinados são um tipo de ferramenta online para quem busca anunciar, oferecendo um canal para direcionar o usuário a um destino online.  De forma simples, é possível dizer que os links patrocinados funcionam como anúncios em forma de texto.

A forma mais conhecida em que os links patrocinados podem ser encontrados são nos mecanismos de busca, indicados com a palavra ‘anúncio’ na frente do link do site. Nos mecanismos de busca, como o Google, dá para localizar esta função no topo do site em destaque, sendo que alguns indicam que são patrocinados.

Nos últimos anos, também surgiram os links patrocinados em redes sociais que ganham cada vez mais força no mercado de marketing.  

Mas, afinal o que é um link patrocinado? É importante mostrar que existem tipos diferenciados de manuseio dessa ferramenta, facilitando este entendimento, confira:

  • CPC (custo por clique): a cada clique o anunciante paga;
  • CPM (custo por mil impressões): quando o anúncio atinge mil impressões e o anunciante paga um valor estipulado previamente;
  • CPV (custo por visualização): é pago para cada pessoa que visualizar o anúncio;
  • CPA (custo por ação): o valor só é cobrado quando o usuário faz alguma ação específica predeterminada no site;

Os valores pagos em links patrocinados dependem do preço da palavra-chave que, geralmente, é escolhido por forma de um leilão. Cada um contando com as suas vantagens e características.

Como os links patrocinados funcionam na estratégia de marketing?

Neste universo também existem divergências, ou seja, enquanto algumas empresas concentram toda a sua verba em links patrocinados, outras consideram o método obsoleto e ineficiente. E algumas acreditam, inclusive, que é mais interessante ficar de olho nas campanhas orgânicas.

Não existe uma regra para questão, o que vale ressaltar que os resultados orgânicos são positivos, mas os links patrocinados não devem ser menosprezados, pois sendo bem utilizados podem garantir um ótimo resultado para a marca ou negócio, pois atua de forma segmentada chegando ao público-alvo determinado. Por isso, a ferramenta deve ser analisada dentro de um contexto maior do marketing corporativo, garantindo ações pontuadas e que pertençam a uma estratégia integrada que vise melhor retorno dentro do menor tempo possível.

E este é o diferencial de entender como funcionam os links patrocinados, pois possibilita atingir diferentes públicos que realmente se interessem pelo o que está sendo anunciado, conseguindo a mensuração do resultado deste investimento de forma clara e praticamente em tempo real. E por conta disso, as plataformas de anúncio têm investido em ferramentas muito eficientes para a análise de métricas.

Os links patrocinados ao serem bem utilizados, podem elevar as conversões do site, atraindo clientes que realmente têm intenção de compra, portanto conseguindo convencê-lo a agir diante da oferta apresentada. E este resultado só será possível ser atingido com uma boa estratégia de marketing que aproveite o potencial dos links patrocinados, usando-os de forma assertiva e fazendo valer o investimento.