Outbound e Inbound Marketing

E-mail Marketing

Tudo sobre e-mail marketing. Como apostar nessa ferramenta


Assim como em um blog, uma lista de e-mails é um dos ativos que mais pode ter sucesso, quando o assunto é empreendimento online. Mas para ter um aumento significativo na taxa de cliques e melhor relacionamento com essa lista de contatos, é fundamental investir em um e-mail marketing.

Existem diversas maneiras de fazer um e-mail marketing, e uma das mais conhecidas é a newsletter: um e-mail informativo, preenchido com conteúdo, novidades ou até uma promoção que a empresa pode oferecer em um determinado período.

Também é possível fazer um e-mail marketing utilizando informações promocionais que, são enviados de forma esporádica para a apresentar algum lançamento, ou se a empresa precisa comunicar alguma informação de urgência, como a mudança no horário de atendimento ou uma oferta relâmpago.

Além disso, também vale apostar em um e-mail marketing sazonal, enviado em uma data específica, como dia das mães, dos pais ou Páscoa. Em datas especiais, é interessante entregar um conteúdo específico, ou uma promoção voltada para a data.  

Esses são alguns modelos muito usados pelas empresas. E se a dúvida é como como fazer um e-mail marketing ou por onde começar, é muito importante inicialmente traçar uma estratégia junto a profissionais qualificados, pois por mais que represente uma ferramenta bastante poderosa para obtenção de resultados, é necessário traçar táticas eficazes e monitorar frequentemente para garantir o retorno esperado.

E-mail marketing pode melhorar o relacionamento com o cliente

O crescimento de uma empresa pode ser sentido por meio de suas vendas, credibilidade no mercado e visibilidade. E o e-mail marketing tem papel fundamental quando o assunto é garantir retenção e melhorar o relacionamento com o cliente.

Muitas empresas consideram o e-mail marketing indispensável. Afinal este tipo de comunicação é uma das que garante maior taxa de retorno do investimento. Ao fazer um e-mail marketing a empresa aposta em uma forma direta de comunicação, falando com seu público-alvo e mantendo o relacionamento com o cliente por meio de uma linguagem bem direcionada que vai procurar fazer com que este cliente continue fidelizado.

A retenção de clientes é um grande desafio num mercado tão competitivo, mas ao enviar uma promoção ou um conteúdo mais educativo, aumentam as chances de este cliente manter sua fidelidade. E com o e-mail marketing certo fica muito mais fácil e dinâmico garantir um eficiente relacionamento com o cliente.

O e-mail marketing deve ser formal, conversando com o público de forma geral, mas deve ser atrativo. Dessa forma, fica muito mais fácil garantir o relacionamento com o cliente sempre ativo. Portanto, é um engano considerar que o e-mail é uma ferramenta obsoleta, ele continua sendo bastante eficiente se for bem aproveitada e fizer parte de uma estratégia organizacional bem traçada.