Os chatbots são um avanço na era da tecnologia, por isso as empresas não abrem mão dessa ferramenta, nem por um segundo. De fato, ela vem mudando a maneira como as empresas se relacionam com os clientes. Isso devido ao fato da sua disponibilidade e do tempo de resposta quase instantâneo.
Muitas empresas estão escolhendo alguns processos para automatizar como venda, consultas de pagamento ou até mesmo dívidas, colocando em um fluxograma, estruturando uma forma de diálogo e fazendo o disparo de campanhas com o chatbots.
Portanto, essa ferramenta tem sido muito mencionada para funções de relacionamento e engajamento, porém sua função é ainda mais ampla. Além do disparo de campanhas com o chatbots, a prospecção ativa de chatbots também funciona muito bem. Ou seja, a ferramenta possibilita um diálogo mais direto com o público-alvo.
E de que maneira isso é possível? Realizando vendas pelo Facebook usando o chatbot ou oferecendo serviços por meio dessa ferramenta. Outro exemplo de campanhas com o chatbots está na possibilidade de negociação de uma dívida, por meio de chatbots algumas instituições financeiras já atendem diretamente o cliente e ajustam essa pendência.
Os benefícios do disparo de campanhas com o chatbots
As vantagens são inúmeras, porém algumas se destacam no cenário atual. A redução de custos com o chatbot pode ser constatada devido à ferramenta possibilitar atender demandas básicas sem atendentes humanos. Isso diminui o fluxo de ligações nos call centers e reduz o número de funcionários no SAC 2.0.
Quando o assunto é engajamento, o chatbot é capaz de reproduzir um atendimento humano com a maior excelência. E mesmo que o cliente esteja ciente de se trata de um robô, é possível obter um atendimento de qualidade, fazendo com que a campanha com o chatbot alcance absoluto sucesso.
A empresa também pode personalizar o chatbot de acordo com o perfil, aproximando-se- do público alvo. E campanhas com o chatbot podem ser mais descontraídas permitindo que o cliente se sinta mais à vontade na hora de comprar o produto.
Portanto, por meio da prospecção ativa de chatbots, a empresa consegue melhorar muito seus processos de venda e relacionamento com o cliente, esclarecendo todas as dúvidas, criando filtros e enviando informações relevantes aos usuários. Além disso, dá para potencializar o volume e a agilidade do atendimento, fazendo com que se torne mais eficaz e de muita qualidade.