Você sabe se os consumidores estão realmente satisfeitos com o seu produto ou serviço? Sabe qual a percepção que o seu público tem com a sua marca? Essas respostas são importantes para um bom direcionando do empreendimento e podem ser identificadas por meio de uma pesquisa de mercado.
A pesquisa de mercado é uma ferramenta que possibilita ao gestor ter uma visão mais ampla de todo o contexto em que atua. Ela serve para orientar a definição de estratégias e os processos no momento de tomada de decisão.
Uma pesquisa de mercado pontual deve reunir informações relevantes que possam ajudar a identificar oportunidades e solucionar problemas relacionados à marca em um determinado período específico. É um meio muito útil na hora de apostar em estratégias para se destacar e reafirmar no mercado.
Em meios mais competitivos, é preciso estar sempre apto para apostar em decisões certas que garantam sucesso ao empreendimento e uma análise de mercado pode ajudar a direcionar de maneira mais assertiva.
De acordo com dados do Sebrae, muitas empresas fecham as portas antes de completar dois anos e, muito desse resultado, ocorre devido à falta de compreensão da área em que está posicionado.
Ao investir em uma pesquisa de mercado fica mais fácil prevenir contra riscos eminentes, evitando que a empresa enfrente dificuldades e tenha que encerrar suas atividades.
A importância de uma pesquisa de mercado pontual.
Existem diferentes tipos de pesquisa de mercado, e tudo depende diretamente da complexidade de um projeto. Por isso, é necessário aplicar técnicas específicas de pesquisa e envolver especialistas de várias áreas de conhecimento para chegar a uma análise de mercado eficaz.
Em casos mais completos, é preciso contar com projetos mais complexos e extensos de pesquisas. Já em casos mais simples, é possível adotar uma análise de mercado pronta, ou as ferramentas de pesquisas online, que simplificam em muitos casos a busca.
Para facilitar, confira alguns modelos de pesquisas de mercado simples que já podem fazer a diferença para uma empresa que quer se posicionar sem riscos. A pesquisa de satisfação de cliente, por exemplo, pode ajudar quem busca a excelência no atendimento. Com este resultado, fica mais fácil minimizar erros e encontrar pontos de melhoria.
Já a pesquisa de hábitos de consumo identifica o perfil do cliente, descobrindo se ele realizar compras online ou offline, por exemplo. Também é possível avaliar quais veículos de comunicação acompanha, facilitando um planejamento de mídia efetivo.
Por fim, a pesquisa de imagem da marca é feita para identificar se a marca está presente no imaginário do público-alvo. Esses são apenas alguns casos em que as pesquisas podem ser adotadas, mas existem muitas formas de apostar em um empreendimento mais assertivo, e as pesquisas de mercado podem facilitar muito este posicionamento.