A gestão de leads garante o bom aproveitamento de oportunidades de negócio, estando diretamente relacionada à melhoria do departamento comercial e aumento de faturamento. A gestão e monitoramento dos leads é um assunto que faz parte da realidade de muitas empresas brasileiras e, de fato, é uma estratégia indispensável na maioria delas.
Um lead é alguém que demostrou interesse no que a empresa oferece. E para fazer a gestão de leads, até que ele chegue na parte de executar a compra de algum produto ou serviço, é importante realizar um monitoramento de leads por meio de uma boa estratégia de marketing e um funil de vendas (“pipeline”). O funil é um modelo estratégico que mostra toda a jornada do cliente, até que ele efetue a compra.
Portanto, esse processo nada mais é do que conduzir o cliente para que ele chegue até esse caminho para comprar um produto, monitorando o processo e garantindo uma experiência de consumo excelente. Enquanto vai sendo realizado o monitoramento de leads, também devem ser criados conteúdo atrativos para prender a atenção deste cliente potencial. Assim, deve haver interação da organização durante todas as etapas do funil, instigando inicialmente o interesse de um lead, trazendo propostas de valor que desperte seu o desejo para que se concretize a venda e se estreite, posteriormente, o relacionamento com a empresa, buscando sua fidelização.
Esse monitoramento pode ser feito desde a captação de leads até com toda a carteira de clientes, inclusive, tentando resgatar clientes antigos e incentivando-os a voltar a comprar.
A carteira de clientes pode ajudar a fazer a gestão de leads.
Com todo o trabalho feito no topo de funil de vendas, dá para atrair diversos leads diferentes, mas é fundamental realizar uma gestão de leads para segmentar os conteúdos. Por isso, para a área de marketing só gerar leads não é o suficiente, é preciso que haja um processo que os ajude a reagir a cada conteúdo enviado, promovendo uma ação que, neste caso, é a efetuação da compra e a fidelização com a marca.
A gestão da carteira de clientes e de leads acontece para segmentar e entregar para a área de vendas os contatos com o perfil certo, ou seja, que estão mais próximos de fechar negócio. De fato, a gestão da carteira de clientes e de leads é uma das partes mais importantes do processo, porém não é algo fácil de ser feito e, por isso, é crucial contar com profissionais qualificados que possam agregar ideias e abordagens inovadoras ao modelo de negócio.
Devido à grande quantidade de dados que geralmente a gestão dos leads possui, o seu tratamento acaba sendo de difícil manuseio, o que compromete o esforço comercial, que poderá desprender tempo em contatos que não estão no momento ideal de aquisição ainda. Por isso, entender o público-alvo, os contextos organizacionais e fazer uma boa gestão da carteira de clientes e leads é fundamental para que a performance comercial melhore continuamente e os resultados organizacionais venham no menor tempo possível.