O Business Intelligence (BI) não é apenas uma ferramenta, mas sim um conjunto de processos para monitoramento e gestão de dados. Ou seja, trata-se de um sistema que entrega a informação correta para a pessoa ideal, no tempo certo. Esse processo passa por uma gestão e monitoramento de dados, elaboração de relatórios ou dashboards, além de todo acompanhamento e atualização.
De fato, essa é a base para entender como funciona o processo de monitoramento e gestão de Business Intelligence que serve para dar suporte à tomada de decisão do gestor. O Business Intelligence possibilita olhar uma tela com um dashboard e, em alguns segundos, ter a visão completa sobre como a empresa está rodando. E a partir disso, tomar uma decisão de negócio inteligente, com base nos fatos constatados pelo painel gerencial.
Portanto, o Business Intelligence mede o desempenho para prever o futuro nas tomadas de decisões. O monitoramento e gestão de dados que o Business Intelligence faz, ajuda a empresa a tomar a decisão mais eficaz e eficiente, sem perder tempo e evitando erros desnecessários.
Com ações mais eficientes e resultados mais significativos da gestão de dados para as tomadas de decisões, as empresas passaram a investir mais no BI para alcançar as suas metas.
Business Intelligence com enfoque gerencial para a inteligência do negócio.
O BI tem diversas vantagens que podem trazer um bom enfoque gerencial para o negócio. Ele ajuda muito na gestão eficiente de informações, por exemplo, investindo em uma área que não pode ter nenhum problema para gerar dados e informações sobre os processos. Por exemplo, em um departamento comercial, o monitoramento de dados e leads é de extrema importância para entender o contexto do cliente e ser eficaz na hora do fechamento. Nesse caso, fica fácil aplicar métricas e indicadores chaves de desempenho, para garantir maiores informações aos vendedores.
Uma boa gestão e monitoramento de dados também pode reconhecer qualquer falha nos processos. De fato, não existe nenhuma empresa perfeita, mas é possível identificar onde os pontos de melhoria para impedir que se tornem mais graves no futuro.
O Business Intelligence focado em monitoramento de dados e leads e mercado realiza ainda um bom reconhecimento do cenário corporativo. Portanto, avaliar os dados cruzados com diversas fontes fornece um panorama completo do mercado e do contexto. De fato, isso poderá conceder uma certa condição para identificar com quem a empresa está competindo, possibilitando adotar uma estratégia para driblar e melhorar diante da concorrência, oferecendo soluções melhores a seus clientes.
Por isso, contratar uma consultoria de Business Intelligence é de extrema importância para qualquer empresa. É um investimento que potencializa o trabalho garantindo mais e melhores resultados e, consequentemente, alcançando bons resultados no mercado. Ter uma ferramenta de gestão e monitoramento de dados deixou de ser algo secundário. O Business Intelligence garante um enfoque gerencial para a inteligência de negócio, sendo portanto, uma ferramenta necessária em qualquer empreendimento com visão de futuro.