Nos Estados Unidos e em alguns países europeus, o mercado de UX já existe e está consolidado há mais de uma década, podendo ser identificado em empresas de diversos tamanhos e segmentos. Portanto, com o posicionamento crescente do mercado, é natural o surgimento de áreas complementares, como a de estratégia de UX.
Na prática, a estratégia de UX é um documento que fica disponível para toda a equipe durante o projeto, sendo consultado sempre que alguma decisão precisa ser tomada ou ajustada. Na área de estratégia de UX são aplicadas pesquisas que reconhecem as restrições e preocupações devidas, definindo um alvo para que os stakeholders possam adotar decisões que promovam o desenvolvimento correto de um projeto. Entender a User Experience é conhecer os usuários que irão manusear as aplicações, garantir que a experiência de navegação seja excelente e fornecer o fluxo mais eficiente e eficaz para que as pessoas atinjam seus objetivos de forma clara e no menor tempo possível. Tais preocupações favorecem o público ao suprir suas necessidades e a empresa com obtenção de resultados. Dessa forma, é possível impulsionar o projeto, podendo apostar em vários tipos de diretrizes, sendo que cada um está ligado a uma parte diferente do projeto.
Em projetos de escopo limitado, uma pequena melhoria ou um único recurso pode ser documentado como uma estratégia, levando apenas algumas horas. Já em projetos maiores, como o lançamento de um novo produto em longo prazo, é necessário um tempo maior para documentar essa estratégia de UX, até tudo estar encaixado e definido para o início do projeto.
A estratégia de UX e SEO traz benefícios para o site.
O SEO em sua tradução literal é Search Engine Optimization (organização para mecanismos de busca), que representa um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas de web que visam alcançar um bom ranking orgânico, gerando tráfico e autoridade para o site. As estratégias de SEO são fundamentais para o site ganhar visibilidade no mundo digital, promovendo um maior número de leads e elevando o faturamento do negócio. A proposta é elevar, ao máximo, o ranking desse site nos programas de busca, fazendo mais usuários terem contato com sua marca.
Além disso, outro objetivo das estratégias de SEO é aumentar o volume de tráfego orgânico no site sem que a empresa precise pagar por um anúncio ou investir nessa divulgação. E qual seria a importância de estratégia de UX e SEO atuando de forma unificada? Em uma agência, a parte de UX irá compreender o público que irá manusear as aplicações e definir quais os processos são necessários para priorizar a divulgação de um serviço, enquanto a equipe de SEO deverá traçar uma estratégia para fazer com que o site esteja com bastante visibilidade nos sites de procura, como o Google.
Um texto bem feito em estratégias SEO contribui para que o usuário chegue ao site, podendo se transformar em um lead e até mesmo um novo cliente. Um serviço bem feito em estratégia de UX garante que o cliente atinja seus objetivos e a empresa esteja em constante aperfeiçoamento dos processos internos para garantir uma experiência cada vez melhor.