Criação e Desenvolvimento

Criação de E-Commerce

Monte seu e-commerce e entre para o mundo digital


Nos dias atuais, em que a venda online virou modelo de negócio e praticidade é bastante importante avaliar a comercialização dos produtos de uma empresa. Portanto, avalie se não é o momento de montar seu e-commerce, pois ele poderá garantir uma renda extra à marca. E cabe ao empreendedor avaliar se sua empresa deve ingressar nesse mercado.

Monte um e-commerce: para executar essa tarefa é importante conhecer as ferramentas envolvidas no processo, pois este é um trabalho que exige clareza e estabilidade para se firmar no mundo online. É comum que a empresa monte um e-commerce para um nicho específico, avaliando seu posicionamento online e evitando a concorrência de mercado.

Também é fundamental destacar que existem vários tipos de e-commerce de negócios para quem deseja trabalhar com venda online: o B2B (venda de empresa para empresa) e B2C (venda para o consumidor final) e, cabe à marca junto aos seus parceiros, estudarem qual cenário pretende atingir, antes de anunciar seus produtos.  

Em questões conceituais, existe ainda o C2B, em que o consumidor vende para a empresa, por exemplo: o Workana, uma plataforma de freelancers. E há o modelo C2C, um tipo de e-commerce de consumidor para consumidor, como os populares  Ebay e Mercado Livre.


Criar um site e-commerce pode parecer simples, mas requer cuidado e profissionalismo.

A ideia de realizar vendas online é o desejo de muitos empreendedores, porém, essa é uma tarefa que ainda exige cuidados específicos, como apresentação dos produtos, forma de pagamento e entrega. Por isso, criar um site e-commerce ainda provoca dúvidas na hora de investir nesse mercado. Para iniciar nesse universo digital, é importante comprar um domínio para a loja, com o nome bem posicionado para que os clientes possam encontra-la na Internet.

Depois disso, criar um site e-commerce exige a escolha da ferramenta que será utilizada para criação dessa loja. Existem diversas plataformas como Loja Integrada, Minestore, Shopfy, Nuvemshop, entre outras, que oferecem soluções integradas e suporte para montar a loja online.

Selecione o modo de pagamento que será disponibilizado, sendo que na própria ferramenta de e-commerce é possível identificar as formas que poderão ser usadas. Uma dica valiosa: oferecer o maior número de formas de pagamento atrai os mais diversos clientes, portanto, pode garantir uma rentabilidade maior. Antes, porém, é importante conferir taxas aplicadas para não realizar um cálculo equivocado.

A escolha dos produtos a serem comercializados também merece cuidado, pois é possível vender produtos digitais e físicos, mas cada um tem de ser bem apresentado para chamar a atenção do consumidor. Os produtos físicos ainda são mais comuns, mas os digitais vêm crescendo de forma significativa no mercado.

E é importante cuidar da logística na hora de criar um site e-commerce. Ter a garantia de uma entrega eficiente faz toda a diferença na hora de fidelizar o público. Muitas pessoas ainda têm receio de adquirir produtos online por conta de atrasos e extravios. Faça a diferença optando por uma logística rápida e de qualidade.

Assim, percebe-se que o e-commerce deve fazer parte de toda uma estratégia maior corporativa, pois envolvem diversos processos e departamentos internos da empresa que vão além da vitrine virtual. Conte com empresas qualificadas e que possam assessorar suas decisões, garantindo investimentos que trarão resultados e retornos garantidos para o seu negócio.