Um eficiente manual de identidade, consiste em definir a utilização correta da identidade visual e branding de uma empresa. Além disso, esse material visa manter a consistência, a uniformidade e garantir a identidade da empresa.
Para que esse processo aconteça corretamente, o manual de identidade da marca atua como um guia que mostra como a ela deve ser representada no mercado.
Portanto, é fundamental reunir algumas dicas para desenvolver um manual de identidade visual, de forma eficiente para pontuar a representatividade da empresa, fazendo-a se destacar no mercado.
1.Defina a sua marca - antes de tudo, esse é o elemento mais importante e deve ser bem apresentado. A proposta é preparar miniaturas, além da construção e o conceito desse logo. O grid de construção de marca deve estar presente como identidade visual e branding. Isso vai garantir que a marca não perca suas proporções quando for usada em uma campanha, por exemplo.
2.Tipografia - o tipo da tipografia também merece atenção, pois deve conter as famílias usadas na construção da marca: a fonte escolhida e a aplicação dela com o alfabeto e os números.
Outro ponto importante, é preciso deixar bem claro qual é a fonte primária e a fonte secundária que compõe o manual de identidade visual. O uso incorreto da marca no manual de identidade prejudica a comunicação, por isso, o seu desenvolvimento exige comprometimento e atenção.
3.Estabeleça as cores – não são todos os tons que poderão representar o logotipo de sua empresa, ou seja, é muito importante seguir a proposta desenvolvida apontando essa escolha no manual. É importante definir quais as cores em que ele pode ser apresentado e como combinar de acordo com o fundo utilizado na composição.
De fato, essa abordagem evita erros que podem comprometer a visibilidade da marca. Portanto, se ela foi desenvolvida e definida na cor vermelha, não poderá ser representada no tom azul. É importante ressaltar que a cor se torna uma marca de identidade visual muito forte e efetiva, exigindo todo o cuidado no momento de sua definição.
Desse modo, ao apresentar os conceitos de identidade visual e branding de maneira clara e correta no manual, será importante para evitar esse tipo de ação equivocada.
4.Criação de peças institucionais - essa é a parte de papelaria do manual de identidade visual, em que é possível mostrar em utensílios usados no cotidiano, como sua marca pode se encaixar no ambiente corporativo, por exemplo, indicando sua importância e garantindo sua visibilidade. Essa será a parte final do manual, mostrando como é feita a aplicação da marca, levando em conta os padrões corretos.
As aplicações consistem em papelaria que são os cartões de visitas, os envelopes, as pastas, entre outros. Além disso, engloba a parte virtual composta por e-mail padrão, e-mail marketing, apresentações, site, blog e redes sociais. Por fim, será apresentada na parte institucional, sinalização, crachás, veículos, uniformes e todos os produtos que exigem este tipo de apresentação. O manual de identidade é, portanto, essencial para mostrar como pode sua marca pode ser apresentada em algumas aplicações e formatos, para garantir presença e posicionamento no mercado.