Branding

Criação de Brandbook

Saiba mais sobre criação de brandbook


Toda marca possui sua história que antecipa as fases de criação inspirando o nascimento de um novo ciclo. E é na etapa que toda a ideia precisa ser materializada que o brandbook apresenta sua importância. Mas afinal, o que é a criação de um brandbook? É a ferramenta que poderá fazer com que a marca fique mais consistente no mercado.

É possível considerar que o brandbook é a materialização da empresa: sua personalidade e essência. Nele, pode até constar uma parte mais técnica, deixando-o mais completo, mas o principal objetivo do brandbook é conseguir engajar o público-alvo com a marca.

Se a empresa tivesse que apresentar sua história como seria a criação desse brandbook? É válido pensar dessa maneira para conseguir visualizar sua importância e realmente elaborar a forma como ele deve ser redigido, revelando a personalidade da marca, seu posicionamento e apresentação no mercado.

Portanto, este material pode ser criado de uma forma mais leve, com uma apresentação mais descontraída e comentários com um pouco mais de irreverência e em tom de brincadeira, desde que isso não comprometa a imagem da empresa. Portanto, tudo deve ser avaliado com cuidado, sem exageros!  

Apesar do nome, não é obrigatório fazê-lo em formato de livro. A proposta de criação de um brandbook pode ser materializada por meio de um aplicativo ou um site, portanto, deve conter um histórico que remeta a essência da marca.

Qual é a diferença entre identidade visual e criação de um brandbook?

A identidade visual funciona como um guia para apresentar as formas corretas de usar o logotipo. Ele é um aliado muito forte na defesa da marca, trabalhando com o designer na aplicação correta em diferentes materiais. Além disso, ele também serve como segurança, mostrando como o logotipo tem que ser usado em redes sociais e demais ferramentas.

E a diferença entre identidade visual e criação de um brandbook está no desenvolvimento, ou seja, a identidade visual concentra informações técnicas sobre a marca, seu padrão de cores, tipografia, guias de aplicações, linhas gráficas, entre outros. Já o que é a criação do brandbook foi explicitado anteriormente e, de forma geral, ela se preocupa com a importância em construir uma personalidade para a marca, determinando a maneira como as pessoas irão se identificar com ela. E isso é o papel do brandd, ou seja, ações que têm por finalidade definir uma identidade para a marca, atribuindo valores e emoções de tal maneira que a marca se firme no mercado, ficando mais próxima de seus clientes.

Em conjunto, o papel do brandbook e do brandd é fazer com que as pessoas tenham motivos para adquirir o produto ou serviço, agregando valores e formando opiniões sobre a marca. Ou seja, essa junção permite fazer com que o cliente se sinta motivado e crie motivos pessoais para comprar o produto, criando um vínculo entre cliente e marca.