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Pequenas e Médias Empresas

Marketing digital é uma ferramenta essencial para as pequenas e médias empresas


Nos últimos anos, aumentou muito o número de empreendedores no Brasil. Essa elevação é resultado de todo um contexto maior socioeconômico, mas também acaba sendo motivada pela capacidade de o brasileiro se reinventar. Criatividade e originalidade são itens fundamentais para se dar bem e se destacar no mercado e, por isso, muitas pequenas e médias empresas passaram a ocupar o cenário em diversos setores como comércio e serviço.

De acordo com o Sebrae[1], existe uma perspectiva de que, até 2022, o Brasil tenha cerca de 17,7 milhões de pequenas empresas, ou seja, serão mais de 1 milhão de novos negócios por ano. E há espaço para as pequenas e médias empresa, que possibilitam o trabalho autônomo com um valor menor de investimento e de funcionários.

Há uma lei que normatiza o perfil dos pequenos empreendimentos, criando oportunidades para quem deseja iniciar nessa área empreendedora, mesmo que não possa investir um valor muito elevado. Por isso, é importante a normatização para fins tributários destinado às micro e pequenas empresas, pois isso possibilita manter o negócio ativo. Para a receita federal, a renda anual irá definir a categoria em que a empresa se encaixa, podendo variar entre micro, pequenas e médias empresas.

De fato, independente do perfil, qualquer empresa tem de estar conectada com as novas tecnologias, afinal para ter um diferencial no mercado é essencial apresentar ideias de negócios inovadores, e o marketing digital para micro e pequenas empresas possibilita inovar e se destacar entre a concorrência.


Marketing digital para micro e pequenas empresas: como funciona!

Investir no próprio negócio tornou-se uma oportunidade de se manter no mercado e poder ter mais flexibilidade na execução do trabalho, mas ser original também é fundamental para conquistar o cliente e se destacar entre a concorrência.

Ter ideias de negócios inovadores nem sempre é uma tarefa fácil, mas é possível renovar conceitos e apresentações por meio de um bom marketing. A propaganda continua sendo a alma de qualquer negócio, e o marketing digital para micro e pequenas empresas pode facilitar a divulgação do negócio, conseguindo um maior engajamento e atraindo a atenção do público-alvo.

Ter um site para apresentar o produto ou o serviço é quase imprescindível, afinal cliente busca comodidade e na tela do celular quer pesquisar e consultar tudo lhe interessa. Apostar nas redes sociais e investir nas vendas online também pode ajudar às pequenas e médias empresas alavancarem suas vendas.

Um bom plano de marketing digital deve ter como base a integração de diversos canais, exigindo a compreensão de cada um deles para atingir metas específicas. Ou seja, ao desenvolver um planejamento de marketing digital para micro e pequenas empresas é importante definir objetivos, avaliar os recursos financeiros disponíveis e ter uma estratégia bem definida para atingir o público-alvo. Com este projeto qualquer empreendimento consegue realizar um trabalho efetivo e assertivo, sem correr o risco de colocar o negócio em risco.

[1] http://www.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/NA/em-cinco-anos-numero-de-pequenos-negocios-crescera-43,608b10f0fc10f510VgnVCM1000004c00210aRCRD